domingo, 27 de novembro de 2011

...quando uma criança descobre os adultos pela primeira vez -

quando penetra em sua cabecinha solene que os adultos não possuem inteligência divina, que seus julgamentos nem sempre são sábios, seus pensamentos nem sempre sinceros e suas declarações nem sempre justas -, seu mundo mergulha numa desolação pânica. 
Os deuses estão caídos e toda segurança se perdeu. Há uma coisa inevitável na queda dos deuses; não caem um pouco de cada vez, mas desmoronam abruptamente e se espatifam, mergulhando num instante no lodaçal. É um trabalho árduo e tedioso tornar a erguê-los, mas a verdade é que nunca mais brilham como antes.
E o mundo da criança também nunca mais é o mesmo.
Crescer é um processo difícil e doloroso.
Adam acabou descobrindo o pai. Não se pode dizer que o pai tenha mudado, mas foi Adam quem adquiriu uma nova qualidade. Sempre odiara a disciplina, como qualquer animal normal. Mas era algo justo, genuíno e inevitável como sarampo, não podia ser negado ou condenado, apenas odiado. E de repente, muito depressa, quase como um estalo na cabeça, Adam compreendeu que, pelo menos para ele, os métodos do pai não tinham qualquer referência a qualquer coisa no mundo, exceto ao próprio pai. As técnicas e o treinamento não visavam a beneficiar os meninos, mas apenas a fazer com que Cyrus se tornasse um grande homem. O mesmo estalo no cérebro revelou a Adam que o pai não era um grande homem; era apenas um homenzinho determinado, usando uma enorme barretina. Ninguém sabe o que causa isso...
Uma expressão dos olhos, uma mentira descoberta, um momento de hesitação?... 
Depois o deus desmorona no cérebro de uma criança. ...


Trecho livro A Leste do Éden - John Steinbeck
Michael Aaron Williams
Rod Stewart & Amy Belle- I Dont Want To Talk About It

Nenhum comentário:

Postar um comentário