terça-feira, 7 de abril de 2015

Inimigos da Criatividade


Rigidez - Quando vemos apenas a forma óbvia de encarar um problema, o que é a mesma atitude cômoda com que sempre refletimos a respeito.

Autocensura - Aquela voz interior do julgamento, que confina nosso espírito criativo aos limites que consideramos aceitáveis, segundo nossas crenças.

Baixa tolerância à frustração - As pessoas muitas vezes fracassam não por que os problemas sejam insolúveis, mas porque elas desistem antes do tempo.

Controle - Quando aceitamos o fato de que a mente continua a buscar respostas, estejamos pensando ou não conscientemente no assunto.

Estresse - As tensões que reduzem o fluxo de ideias por meio da mente são semelhantes às que restringem o fluxo de sangue pelos músculos do corpo.

Insegurança - Muitas vezes as pessoas desistem porque têm um medo exagerado de errar. Todavia, se não nos arriscarmos e não erramos, deixaremos de aprender ou de criar alguma coisa nova e original.

Pressa - Nada mais improdutivo do que sermos interrompidas no meio de um processo e não termos tempo de obedecer ao próprio ritmo.

Daniel Goleman, Paul Kaufman e Michael Ray
Suuns - Up Past the Nursery 

Nenhum comentário:

Postar um comentário