sexta-feira, 1 de março de 2013

Dengue


Doença –  é  transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Alguns sintomas característicos da doença são febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, fraqueza e manchas vermelhas na pele. Não existe vacina contra a dengue, em caso de suspeita da doença a orientação é procurar um médico e não tomar medicamentos por conta própria.



Porto Alegre tem 24 casos confirmados, 10 contraídos na capital e 14 em viagem.



Casos quase triplicam no Brasil
O número de casos de dengue no Brasil quase triplicou no início de 2013 quando comparado com o mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro a 16 de fevereiro, foram confirmados 204.650 pacientes com a doença. Em 2012, foram 70.489.
A epidemia já atinge cinco Estados: Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. "A luta está só começando", advertiu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



Cuidados – Para manter os ambientes livres da presença da larva do Aedes aegypti é necessário adotar alguns cuidados. Manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas, proteger os ralos com tela milimétrica, os vasos devem ser preenchidos com areia, no caso das piscinas manter a água tratada e a caixa d"água bem fechada.
 Fonte: Portal PMPA
Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário